
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), lançou na tarde desta segunda-feira (8/12) a campanha Dezembro Vermelho, movimento nacional de conscientização e combate ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O evento aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), localizado na Rua José Martins Bettencourt, Vila Praiana, antiga Policlínica Carlos Bastos.
A abertura reuniu profissionais da saúde, gestores, usuários e representantes da comunidade, marcando o início de uma agenda de ações que seguirá durante todo o mês nas unidades de saúde e em atividades itinerantes pela cidade.
A secretária interina de Saúde, Elba Brito, destacou a relevância da campanha para fortalecer o acesso à prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento especializado. “O Dezembro Vermelho é um chamado à prevenção, à informação e ao cuidado. Nosso compromisso é garantir acolhimento, ampliar a testagem e fortalecer o tratamento, sempre com respeito e responsabilidade. A saúde de Lauro de Freitas segue firme na promoção da vida”, afirmou.
O coordenador do CTA/SAE, Mário César, ressaltou o papel estratégico da unidade na prevenção e assistência. “Ofertamos testagem rápida, acompanhamento especializado e estratégias modernas de prevenção combinada, como PEP [Profilaxia Pós-Exposição] e a PrEP [Profilaxia Pré-Exposição], com suporte de infectologistas e clínico. Nosso compromisso é ampliar o diagnóstico precoce, garantir tratamento e ajudar a interromper a cadeia de transmissão. Neste Dezembro Vermelho, reforçamos nosso chamado para que a população procure a unidade, faça o teste e conte com toda a assistência necessária”, disse.
O CTA/SAE oferece acolhimento com uma equipe multiprofissional formada por médicos infectologistas, psicólogos e enfermeiros. A unidade é referência no acompanhamento das pessoas diagnosticadas no município e também de quem busca atendimento em demanda espontânea, seja para testagem ou para iniciar acompanhamento, independentemente do local de residência.
As estratégias de prevenção são realizadas em conjunto com as unidades de saúde, ampliando a oferta de testes rápidos tanto na rotina dos serviços quanto no pré-natal. Qualquer pessoa pode procurar a unidade mais próxima para realizar testes de HIV, sífilis e hepatites B e C. Esses exames são seguros, sigilosos e têm resultado em cerca de 15 minutos.
O enfermeiro Ramon Campos relembrou ainda a disponibilidade da PrEP e da PEP no município e a eliminação da transmissão vertical (da mãe para o filho). “Ofertamos a PrEP aqui no CTA, e a PEP para situações de emergência está disponível tanto na UPA da Itinga quanto no Nelson Barros, garantindo acesso ágil à profilaxia. Este ano, o Ministério da Saúde destaca a eliminação da transmissão vertical do HIV e Sífilis, uma mãe que vive com HIV pode ter um bebê 100% saudável”, completou.
Durante todo o mês, o município promoverá palestras, rodas de conversa, ações de testagem e distribuição de preservativos, reforçando que prevenção, informação e combate ao estigma são fundamentais para o enfrentamento ao HIV/AIDS.
*Confira a programação completa:*
09/12, 10h – Palestra na Faculdade Unime
09/12, 8h às 12h – Visita e capacitação Unidade de saúde da família (USF) Irmã Dulce e Chafariz
09/12, 8h às 12h – Visita e capacitação USF Caji/Vida e Antônio Carlos Rodrigues
10/12, 9h – Ação da empresa ZOOPONE
0/12, 8h às 12h – Visita e capacitação USF Tarumã e Parque São Paulo
10/12, 8h às 12h – Visita e capacitação USF Santa Bárbara
11/12, 8h às 12h – Visita e capacitação Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros
11/12, 13h às 16h – Visita e capacitação Unidade de pronto Atendimento (UPA) de Itinga
12/12, 8h às 12h – Complexo de Saúde de Itinga
12/12, 13h às 16h – Policlínica Carlos Bastos
12/12, 14h às 16h – Visita as casas de entretenimento – Centro
18/12, 10h às 17h – Blitz de Prevenção – Centro
19/12, durante o dia – Dia D do Dezembro Vermelho em todas as unidades
19/12, durante o dia – Ação Itinerante – Centro




