Ad image

Peça teatral “Histórias do Mundão” encanta usuários do CAPSi em programação do Mês da Criança

3 Min Leia

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), fortalece a atenção à saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com ações que transformam a realidade dos usuários. Na manhã desta quarta-feira (8/10), em alusão ao Mês da Criança, cerca de 60 pessoas, entre crianças, adolescentes e seus acompanhantes atendidos pelo CAPSi (Infantojuvenil), participaram de uma atividade extramuros no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador. Eles assistiram ao espetáculo “Histórias do Mundão”, em uma iniciativa que promove cultura, inclusão e o fortalecimento dos vínculos terapêuticos.

A peça, do coletivo baiano Chegança Atelier Cultural, é um espetáculo de contação de histórias que valoriza a leitura como ferramenta para o respeito à diversidade. A partir do olhar das infâncias brasileiras, a montagem celebra a cultura e a memória ancestral do país, destacando as diferenças que formam sua identidade social. Na trama, duas irmãs, cansadas do confinamento em casa, embarcam em uma aventura pelo universo da leitura, em busca do novo e do diferente.

Juçara Brito, mãe da pequena Jhulia Brito, parabenizou a direção do CAPSi pela iniciativa. “Muito interessante a oportunidade do teatro na Semana da Criança. Isso é muito importante, porque hoje em dia as crianças têm mais vivências com telas, celular, televisão, vídeos e jogos. A peça teatral, com essas duas personagens, mostrou a importância da leitura, do contato familiar, da contação de histórias com os pais e avós. Além da possibilidade de integração entre os usuários do CAPS. Minha filha ficou muito feliz, sorridente; tirei várias fotos dela interagindo com a peça. Eu só tenho a agradecer”, contou, animada.

Para Jaqueline Carvalho, coordenadora do CAPS Infantojuvenil, a atividade reforça o cuidado integral com as crianças e adolescentes. “Levar nossas crianças e adolescentes ao espetáculo ‘Histórias do Mundão’ foi uma experiência rica e transformadora. O teatro, como espaço de sensibilidade e expressão, contribui para o cuidado em saúde mental, ampliando horizontes e fortalecendo vínculos. Momentos assim integram cultura e terapia, promovendo afeto, imaginação e convivência familiar. Agradecemos à prefeitura, à Secretaria de Saúde e ao SESC pela parceria que humaniza o cuidado”, afirmou.

As atividades seguem ao longo do mês, oferecendo momentos de aprendizado, lazer e integração, reforçando o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas em cuidar e valorizar a infância e a adolescência.

*Programação especial do Mês da Criança – CAPS Infantojuvenil*
15/10/25 – Palestra Outubro Rosa
17/10/25 – Caixa Cultural
21/10/25 – Parque Ecológico
27/10/25 – Cine CAPS (Filme infantil)
31/10/25 – Cine CAPS (Filme infantil)

MARCADO: , ,
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *