Ad image

Pesquisa aponta se política deve atrapalhar o Natal dos brasileiros; confira

2 Min Leia
Foto: Marcelo Chello/AP/picture alliance

Uma pesquisa Quaest divulgada no último sábado (20) revela que a maior parte dos brasileiros não teme que conversas políticas estraguem as comemorações de Natal. Segundo o levantamento, 76% afirmam não ter nenhum receio de que discussões sobre política atrapalhem os encontros familiares neste fim de ano.

Outros 11% dizem ter algum receio, enquanto 10% demonstram muito medo de que o tema gere conflitos durante a celebração. Já 3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

O estudo também aponta que, para 87% dos brasileiros, a política não deve influenciar diretamente as reuniões natalinas. Apenas 11% acreditam que algum parente pode deixar de comparecer aos encontros familiares por divergências políticas.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Economia pesa mais que política

Se a política não é vista como ameaça ao clima natalino, a economia aparece como um fator de preocupação. De acordo com a Quaest, 37% dos entrevistados avaliam que a ceia de Natal deste ano será menos farta do que a de 2024. Para 36%, ela deve ser igual, enquanto 23% acreditam que será mais farta.

O impacto econômico também reflete na troca de presentes. Metade dos brasileiros (50%) afirma que vai comprar menos presentes do que no ano passado. Outros 27% pretendem manter a mesma quantidade, e apenas 19% dizem que devem gastar mais nas compras natalinas

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *