Servidores municipais da Prefeitura de Lauro de Freitas participaram, nesta terça-feira (26/8), de mais uma etapa de capacitação para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) na administração pública local. O treinamento contou com a participação de técnicos de diversas secretarias e representantes do SEI Bahia, responsáveis pela implementação do sistema.
A plataforma online permitirá a tramitação eletrônica de documentos e processos, eliminando o uso de papel e agilizando os serviços públicos. A iniciativa, que aconteceu no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), é fruto da adesão do município ao programa SEI Bahia Municípios, projeto do governo estadual em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação, que visa expandir a digitalização na gestão pública em todo o estado.
Tássio Azevedo, gestor da Secretaria Municipal de Administração (SECAD), destacou os benefícios do novo sistema. “O SEI foi escolhido por sua universalidade e eficiência. Essa mudança representa um avanço em direção a mais transparência, economia de recursos e agilidade no atendimento às demandas da população. É um caminho sem volta, que também valorizará profissionalmente os servidores que se adaptarem à plataforma”, afirmou.
Já Márcio Oliveira de Souza, gestor técnico do SEI Bahia Município, elogiou o engajamento da prefeitura. “Fomos surpreendidos positivamente com o empenho das equipes locais, que já mapearam cerca de 20 processos passíveis de integração ao sistema. Esse trabalho prévio é fundamental para personalizar o sistema às necessidades do município e acelerar sua implantação”, explicou.
Do lado da prefeitura, Leonardo Lino, superintendente de Tecnologia da Informação da SECAD, detalhou que o mapeamento continua em andamento. “Estamos identificando e organizando os processos que serão migrados para o ambiente digital, com o suporte da rede SEI. As dúvidas estão sendo sanadas, e liberaremos gradualmente as funcionalidades do sistema”, complementou.
Durante a atividade, também foram discutidos os temas como proteção de dados sensíveis, segurança digital, inclusão digital e comunicação com órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Verena Carvalho, diretora do Protocolo Acervo de Lauro de Freitas, ressaltou que a transição será conduzida com cuidado para não deixar ninguém para trás. “O SEI trará economia e eficiência, mas faremos essa migração com zelo, respeitando a realidade dos contribuintes que ainda dependem de processos físicos. A inclusão digital é uma preocupação nossa e será prioridade”, garantiu.
A implantação do SEI Bahia em Lauro de Freitas representa um marco na modernização da gestão municipal, unindo conhecimento local e inovação tecnológica em um esforço colaborativo que promete mais agilidade, transparência e economia para a administração pública.




