Sob o tema “O novo paradigma da Atenção Especializada na Bahia: da fila ao cuidado integral”, o congresso promoveu reflexões estratégicas sobre os desafios e as transformações necessárias para o fortalecimento da rede assistencial no estado, com ênfase na superação de gargalos históricos e na ampliação do acesso a serviços especializados de qualidade, resolutivos e centrados no cuidado contínuo.
Entre os 563 trabalhos inscritos na Mostra COSEMS Bahia, apenas 22 projetos foram selecionados e um deles é de Lauro de Freitas. A experiência exitosa do município, intitulada “Territórios de Cuidado no SUS: Atenção Primária e Comunidades Tradicionais”, de autoria da enfermeira e mestre Suzane Souza, será agora apresentada ao país no Congresso do CONASEMS 2026, que ocorrerá de 12 a 15 de julho, em Porto Alegre (RS).
A iniciativa, desenvolvida no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de Lauro de Freitas, foi selecionada entre os nove trabalhos inscritos pela cidade e reflete o compromisso da gestão municipal com práticas inovadoras, inclusivas e sensíveis às especificidades dos territórios e das comunidades tradicionais.
Ao longo dos três dias de evento, o Congresso do COSEMS Bahia destacou-se como um dos principais espaços de construção coletiva da saúde pública estadual, fomentando debates sobre a organização dos serviços, o papel dos municípios na assistência integrada e o fortalecimento das redes de atenção. Para Lauro de Freitas, a conquista representa não apenas um reconhecimento institucional, mas a certeza de que o caminho do cuidado municipal está alinhado com um SUS mais humano e eficiente.



